28 November 2010

Portuganhês!


"O meu mãe vem lá!"
"Adoro a azul camisola!"
"A minha pai vai à Inglaterra!"
"Arrete, now!"
O meu amiga is my best friend, a sério!

Claro que me refiro apenas às mais novas! Portuguesas no passaporte mas bifas no minuto em que abrem a boca!
A #4 anda muito preocupada pois no Natal quando estiver a brincar com a prima não vai perceber nada do que ela diz! "I smile a lot but really don't understand her sometimes" Oh dear! Essa sou eu! Com os franceses mas ainda me acontece com os ingleses!!!! A minha arma? Big smile in my face and pretend that I understood every little thing! Algumas vezes resulta outras não, quando percebo que a pausa significa estarem à espera da minha resposta a uma pergunta que eu não faço ideia qual!!!
Mas admiro os meus filhos. Ali vão eles para a vela ou dança, tudo em francês, por vezes não percebem nada do que precisam fazer e apenas copiam os outros, mas vão e continuam a ir. E eu admiro-os por isso!
Começaram com lições de português. Ja se vê os resultados, ou melhor dizendo, ouve-se os resultados. Menos erros gramaticais, usam mais vocabulário estão a falar mais português em casa! Não, não é a primeira escolha quando querem (até me arrisco a dizer queremos) dizer alguma coisa. Parece obvio mas acreditem, não é. Requer esforço para falarmos a nossa própria lingua, essa é a verdade!!! 
Gostava que o #2 parasse de bocejar em frente à professora e mostrasse um bocadinho mais de interesse! desmotiva qualquer um só de o ver ou ouvir!


Este penico veio directamente de Portugal dentro das nossas malas no Verão, depois de o encontrar completamente abandonado no caixote de lixo. Francamente! Como é possivel deitar fora uma reliquia destas!


Tenham todos um Bom Dia!

5 comments:

Tucha said...

Espero que as lições de português dêm resultado. Vamos ver se no final de uma frase minha não vou ouvir...âH? ou seja, o quê?
Era incapaz de ter um penico "chapéu alto" em casa para guardar chapeus de chuva ou para outro fim qq.Bjnhs
Uma boa semana

Anonymous said...

Amei o penico!!
O Ingles verdadeiramente é um idioma mais simples e pratico. Ate eu que estive fora tão pouco tempo rapidamente parecia uma vida com as palavras em Ingles a aparecerem primeiro na minha mind, pricipalmente aquelas tão curtas que dizem tanto.
Confesso que para quem nasceu fora ou vive longe falam muito bem. É natural que no primeiro dia custe, mas no segundo é uma rapidez!!
Aulas em língua estrangeira são verdadeiramente difíceis. Lembra-me os meus nas aulas de skii em francês quando nem o Ingles percebiam. Perguntei-lhes como percebiam resposta: fazemos igual aos outros - imagino o desastre que foi!!
Domingo com o pé torcido à lareira ver se recupero pras andanças da semana. Boa semana e a big big kiss Tx

Anonymous said...

Adorei, o penico e o post.. Faz-me lembrar os meu tempos de inicio de Liceu Francês: " Aonde está a minha Trousse(= Estojo) e quejandos.
Beijinhos Grandes e boa semana.
rita

by Deva said...

Os nossos filhos são o nosso orgulho :)

M Matos said...

Adorei os exemplos das bifas! Só tu para levares um penico partido na viagem! mas está lindo! bjs MCM