3 November 2010

Mont Saint Michel


Finalmente e sem problemas conseguimos partir! Do Sul directamente para o Norte - Rennes, e começamos a nossa visita pela pacifica região da Normandia! Adorei! O campo e as suas actividades estão presentes em todos os cantos por onde passamos e reina uma saudável atmosfera de terra molhada pelo orvalho da manhã e ar salgado. Começamos o nosso passeio pelo Monte Saint Michel. A sua imposição ao longe é absolutamente assumbrante!

Mandado construir no século VIII pelo Arcebispo Aubert depois de muito ignorar a aparição do Anjo Miguel que lhe imponha a edificação na ilha rochuda. Aubert tanto ignorou a insistência que o Anjo não teve outro remédio senão espetar-lhe um dedo no crâneo  e antes que a sua cabeça passa-se a passador lá começaram as obras! Acho uma graça tremenda a estas lendas!


Foi acrescentada ao longo dos seculos e já serviu de abrigo espiritual a monges assim como de prisão aos diferentes e sucessivos regimes vigentes na altura. Os monges em tempo de paz foram os que mais usufruiram de semelhantes vistas mas a invasão de curiosos como nós começou a ser tanta que o silêncio tão procurado por eles para a reflexão dos males e bens do mundo foi muito danificado. Hoje vivem na ilha 50 almas a maioria das quais freiras que com um ar sorridente e de bochechas encarnadas pelo frio nos recebem neste lugar.


Impera a pedra. Por todo o lado. Uma flor deixada aos pés de Nossa Senhora despertou-me o olhar! (tenho que adquirir uma lente objectiva(?) melhor!)


A relação do Mosteiro com o oceano! Tão presente neste rochedo que na maré cheia o abraça até o tornar inacessivel. Tal visão idilica já não existe pois devido aos curiosos como nós foi construida uma estrada que permite o acesso ao rochedo sem interrupções provocadas pela Mãe Natureza. Ainda estou para decidir se foi uma boa opção ou não! Tenho a certeza que foi o principio do fim para os Monges e fizeram eles muito bem!


É um lugar pacifico e imponente! De tão grande que é senti por momentos o convite ao silêncio. De facto não existe melhor lugar para fechar os olhos, olhar o vasto oceano e imaginar onde as ondas nos levam!

Tenham todos um Bom Dia!

PS: Proximos post ainda sobre a Normandia e Paris!

]

2 comments:

Tucha said...

Senti-me plenamente passeando pelo Mont Saint Michel, nunca lá estive mas fiquei a conhecê-lo ao pormenor.
Obrigada,pelo passeio sentadinha no sofá.
Aguardo o próximo capítulo
Bjnhs

Anonymous said...

Adorei, adorei, adorei!!
Cada vez escreves melhor e a tua descrição é tão fantástica que até de olhos fechados fizemos a vossa visita.
Oh D falta mesmo a objectiva!!!
Quero saber o resto e já que por motivos vários não posso fazer umas das minhas viagens pelo menos viajo convosco em pensamento.
Um Gd bj e uma bia semana
Tx