12 January 2011

Natal II (desculpem o atraso!)

Sem querer ou talvez não a minha Mãe começou uma tradição com os netos. Mal estamos todos em solo nacional, chama o clã todo para almoçar e depois de bem comidos e bebidos (nem tanto!) a tarefa da tarde  - O Presépio.


 Á antiga portuguesa concerteza. Com musgo apanhado nos caminhos, com montes e vales, com todas as figurinhas e não esquecendo o Pombal. 


E o que elas mais gostam é de mudar as ovelhas, pastores, lavadeiras e dançadeiras de sitio pois afinal de contas teem todos que ir ver o Menino Jesus. E eles "não conseguem vê-lo se não estão todos lá perto, Avó!"


Foi também neste dia que conhecemos a S. Dois meses de vida! Uma menina linda a completar uma linda família! E foi tão bom vê-los aos cinco, mais descontraídos e descansados (!), depois do susto ! Quando os nossos crescem e deixam de caber amagadinhos no nosso colo esquecemo-nos o quão pequenino é um bebé! E ao pegar ao colo sorrimos instantaneamente! 


E para as crianças Natal é sobretudo isto! A ansiedade e excitação e expectativa misturam-se e revelam-se num sorriso de orelha a orelha, por muito tempo! e aos saltos e gritos esperam a autorização de entrar na sala e poder finalmente apreciar o presente! Ainda me lembro de sentir tudo isto quando era pequenina! 



Mas também é altura em que se sentam à mesa com primos que por vezes só vêem de ano a ano. E nestas mesas imperam conversas restritas e interditas a adultos!




Houve tempo para ir ao cinema, ver e estar com os avós, comprar livros em português, ver alguns amigos e cirandar por algumas lojas onde os preços são bastante mais agradáveis do que por estas bandas!
Ainda houve tempo de ir a uma verdadeira festa de anos. Com muitas crianças e uma mesa farta (os ingleses teem muito que aprender!). Já é uma tradição este dia! Marcado no calendário para não "over booking"!


E na passagem de Ano? Os planos eram: 
#1 e # 3 passar o dia com uma Tia M. que se prontificou a levá-las à Kidzania (que ADORARAM!) 
#2 a recuperar de um dia a vomitar foi convidado para passar uma tarde em casa de um primo. Que ADOROU!
Ficámos apenas com a #4 que foi filha única por um dia! E estava feliz da vida! Almoçámos os três à beira Tejo e ela decidiu furar as orelhas! Tāo corajosa!


No final do dia encontrávamo-nos todos em casa da Tia M. que mais uma vez nos abria as portas para festejarmos o novo Ano. (OBRIGADO Tia M.!) Eu levava o jantar para as crianças.
Bom, estes eram os planos!
O que aconteceu foi que na ida para a Festa #4 começa a vomitar sem parar, nós damos meia volta, voltamos para casa (ainda consegui roubar uns croquetes antes que eles fossem para o seu destino final) e na companhia da nossa querida anfitriã Tia M. assim passámos o Ano! Entre Vinho do Porto


e vomitadelas! Esta parte tem que ser resolvida por Mr D. porque senão em vez de uma tem duas a vomitar! É genético! it runs in the family!


 E de repente toca o telefone … #1, #2 e #3 passaram o seu primeiro Fim de Ano sozinhos (sem os pais pois estava lá muita gente!) e com saudades quiseram ouvir a nossa voz e desejar-nos um Bom Ano! Fiquei enternecida e derretida!


Tenham todos um Bom Dia! Hoje o sol está cá!


PS: reparei que neste post tenho referenciado três tias M! Pelos visto existem muitos nomes portugueses começados por M! Elas sabem a quem me refiro!



3 comments:

Anonymous said...

Um Natal em cheio!!
Obrigada por guardares sempre um dia especial para nós, sei que com uma família tão grande nem sempre é fácil.
Espero que estejam todos bons, que os pequenos habitantes tenham desaparecido (a tinta afasta-os, para o caso de não saberes, e o Mr. D esteja de volta.
Um grande beijo
Tx
P.S.: gosto de te ver au naturel, não era indirecta!!

Tucha said...

Reportagem em cheio! E mais uma vez muito bem relatada.
Espero continuar a incentivar os netos e netas a fazerem o presépio! Esqueceste de um pequeno pormenor, este ano o G e o J foram para a serra de Montejunto, zona protegida, apanhar o musgo mas com sorte não foram apanhados! Para o G é "crime" eu comprar musgo em Lisboa!
Bjnhs

Anonymous said...

Adorei a reportagem... Comme d'habitude impecavél!!!! Não sabia que a A. tinha furado as orelhas. Está Linda!!!! Beijinhos Grandes
Rita