5 November 2010

Saint Mere Eglise & Utah Beach, Normandia

Antes de fazermos a viagem havia uma preparação que se impunha! Sentarmo-nos todos (quase todos) no sofa e assistir ao "O dia mais longo" e assim reconhecer in loco alguns episodios retratados no filme. E digo-vos valeu a pena!
Mal chegámos a St Mere Eglise a primeira coisa que se nota é o famoso paraquedista pendurado na torre da Igreja!

Os tanques, aviões, armas, rações de combate, cartas enviadas para os amores longínquos, diários escritos em papel coberto de sangue e manuais de instruções para lidar com gente de outras línguas! 


Nestes pequenos museus tantos testemunhos! De franceses, ingleses, americanos, alemães, noruegueses,... coisas sem importância ou com a maior importãncia do mundo, como por exemplo a fotografia do dito soldado pendurado passados 25 anos quando regressou de visita! Fiquei emocionada e contente por saber que pelo menos esse sobreviveu.


E depois num dia solarengo mas que depois se tornou mais frio as famosas praias da Normandia-D Day !



Fiquei absolutamente impressionada com a imensidão de pequenos registos, memórias, pequenos pormenores e memoriais da WWII. Aqui e ali pequenos marcos brancos dão o nome à estrada em memória de um soldado que morreu ali, naquele dia, naquele lugar! 



Ou de repente ao virar da esquina um conjunto de bunkers de "defesa" contra a invasão.  


E por fim um dos inúmeros cemitérios. Este Americano. E ... apenas vaguear em silêncio, pois tudo o que seja dito em voz alta, não parece bem, destoa. É como se fosse uma igreja. a céu aberto. O branco, alinhamento e simetria das  cruzes é gritante. E isso basta!



Cheguei ao fim deste post e talvez seja um post triste. Não sei. Mas é um lugar que provoca lágrimas nos olhos e que de repente nos lembramos daquilo que a história nos ensinou mas que nunca aprendi como aqui. Ao pisar a mesma areia, 



andar nas mesmas estradas, entrar nos mesmos locais e realizar que apesar de tudo esse dia foi um bom dia, pois foi o principio do fim desse grande pesadelo. Infelizmente, em pleno séc XXI, ainda existem tantos outros!

Tenham todos Um Bom Dia!!!

2 comments:

Tucha said...

Deve ser impressionante, de cortar a respiração visitar esses sítios carregados de memórias tristes.
"O dia mais longo" retrata bem o que se passou é um filme para não esquecer, e que o pai sempre que vos vai visitar tem que o ver pela "énisima" vez geralmente acompahado pelo teu #2.
Mais uma vez sentadinha no sofá gostei muito da narrativa.
Bjnhs

Anonymous said...

Amiga, que lindo post! Fiquei com a lagrima com a tua bonita descrição. Gostava de lá ir... talvez quando deixar de ter crianças (hi, hi..).
Por aqui Verao de Sao Martinho e tirando partido do nosso jardim.
Um óptimo fim de semana e muitas saudades,
Tx