12 December 2006

Quality vs Quantity time!!!

Fala-se hoje em dia muito na Quality Time que se deve ter com as criancas, muito importante para o seu desenvolvimento pessoal e emocional para que se formem adultos responsáveis, maturos, equilibrados, blablabla! Hoje em dia somos bombardeados com comentários nos média sobre o que fazer/nao fazer quando se está a tentar criar uma criança num mundo (ocidental) em que a criança é superprotegida. Toda a gente tem uma opiniao, todos teem uma "formação" em psicologia educacional, toda a gente sabe o que faria se fosse com eles,...
Ontem o A. ao jantar sai-se com esta "'ó mãe, nós deviamos ter quality time as a family! We never ever have that!! My friend...." Quando lhe disse que sim temos respondeu "Quando?" "Quando jantamos todos os dias à mesa e conversamos sobre o dia que passou, quando depois do jantar ficam a brincar e a dançar (as raparigas adoram este programa) até irem para a cama, quando ao fim de semana vai ao futebol com o pai...! Exclamou AH!! pois é!"
Isto depois de uma tarde turbulenta com a minha primogénita em que a preadolescencia está a rebentar pelas costuras e a melhor maneira de lidar com toda a revolução hormonal é chegar a casa começar as birras, gritos, vitimizar-se,... Eu depois de ler mais um folheto sobre tal assunto enchi-me de paciencia e consegui chegar ao fim do dia!
Entretanto a mais nova, que como toda a gente estava bastante ocupada, conseguiu pegar no pincel e num copo de agua e fazer pinturas rupestres na parede, sofa, televisao,...
Isto de termos que dar às criancas liberdade de expressão tem muito que se lhe diga!! Por vezes acho que era muito mais facil pura e simplesmente não lhes dar a minima hipotese de argumentar, discutir ideias, começar uma birra,.... e ameaça-los "com uma carga de porrada!" mas depois não os estava a ajudar a serem adultos responsaveis, maduros, equilibrados, blablabla.
Eu tenho definitivamente Quantity Time com eles! Quanto à Quality Time…. às vezes é muito dificil!!

2 comments:

Anonymous said...

Sem mais comentários.
Percebo-te tão bem.......
Beijinhos Grandes e Boa viagem
Rita

Anonymous said...

como eu te percebo, mas depois graças ao nosso quality time na escola são uns "anjinho"!!! Para mim já têm dupla personalidade!!
Ticha