29 November 2006

Para onde foi o espirito de Natal?

Nunca tal me aconteceu mas... ha sempre uma primeira vez para tudo! Fugiu, evaporou-se, escapuliu-se, foi-se...o meu espirito de Natal! Para mim o Natal era o NATAL e nao e' preciso dizer mais nada. Mas agora...
Vejo decoracoes de Natal desde o principio de Outubro, as lojas estao cheias de decoracoes e promocoes natalicias ainda havia luz solar 'as 6 da tarde! Lojas cheias de gente, filas para tudo, criancas a chorar, velhinhas rolantes (cadeiras de rodas e afins) a comprar "skinny jeans" no M&Spencer, gente a almocar com a sandes a cair no canto da boca, maes ultra obesas com os filhos ultra obesos agarrados a um pacote de batatas fritas, e esta urgencia em ter que comprar os presentes de Natal!
Por outro lado ha a internet... onde se escolhe no catalogo, tecla-se a referencia pretendida, ENTER e ja esta'! Mas ... e o gostinho de ir as lojas? E de esperar para pagar? E de ser atendido por um sujeito/a mal disposto que nem se digna a olhar para a nossa cara, so diz NEXT!
De quem e' a culpa? Sim, tem que haver um culpado, pois tal fuga tem que ter sancionada, castigada porque eu quero o meu espirito do Natal de volta!
Talvez ele regresse este fim de semana. Sim, tenho a certeza que ele me vai fazer essa vontade quando vir toda a familia a decorar a casa com as decoracoes de Natal! E quando comecar a embrulhar os presentes, e a lista das coisas que faltam fazer comecar a desaparecer! E quando 'a noite, a partir do dia 1 comecar a contar aos miudos uma historia sobre o significado do Natal. (Para tal tenho que acabar de ler o Harry Potter!)
Parece por este post que estou um bocadinho chateada, aborrecida... mas nao. Tive pais e tios ca em casa que adorei, tenho as minhas cadeiras arranjadas (obrigada Pai), os presentes a comprar nao sao muitos gracas aos amigos secretos (que grande invencao!) e por isso e' so um desabafo... porque quero o meu espirito de Natal de volta!

4 comments:

Anonymous said...

Por vezes tambem me interrogo, onde esta’ o espirito natalicio? Montras das lojas cheias de cor e luzes mas cada vez menos o presépio esta representado!
O consumismo cerca-nos, asfixia-nos, mas esta’ em cada um de nos o lutar para que o significado de Natal não se apague, no meio que nos rodeia. E’ fundamental que em família se arme o presépio, se enfeite a casa, pois e’ tempo de festa.
Vivamos o Natal! Colaboremos todos, crescidos e menos crescidos, na grande FESTA! Festejemos com alegria o Menino Deus, desejando que o amor de Cristo continue sempre entre no’s com a certeza de um amanha cheio de alegrias.

Anonymous said...

Ontem foi o primeiro Domingo do Advento e como tal enchi-me de coragem e fui para a missa sózinha com os quatro.(Sózinha...) Também quero esse programa do advento do S. João de Brito. Faz-me um forward, Please....Todos os anos quando desempacoto a s coisas do natal tenho lá uma "oração" que me traz sempre lágrimas os olhos( eu e a minha torneira permanente...) mas já te mando. Mas no meio disto tudo percebo-te muito bem...Mas aquela oração enche-me as medidas.E com ela muitas vezes reencontro o Espirito de Natal.
Beijinhos grandes para todos
Rita

Anonymous said...

ola joana ,não é necessario inventar mais uma desculpa para não comprares prendas de natal , nós já sabemos o quanto tu gostas de gastar, não é por acaso, o teu empenho no amigo secreto.Mesmo assim vou enviar-te a minha lista de prioridades necessarias ao meu quatidiano, que me fazem falta e eu não tenho disponibilidade de momento para as poder adquerir:Ver/Ouvir/Sentir a minha irmã joana o meu amigo Diogo e claro os meus sobrinhos antónio,carolina,vera e mariana .Como vez as saudades são grandes e não falta muito para poderes oferecer esta grande prenda de Natal.Um beijo.Gonçaloanitajoaomariaines

Anonymous said...

Querida amiga, o meu espiritop de Natal trasanda a cheiro a estorgido, fritos, pato c/ laranja, e também no piso 1, o mais agradável, bolos, bolachas e docinhos!!! A minha roupa e o meu cabelo(e o da minha família)é uma mescla de odores!!
Compras não fiz nenhumas, mas não quero saber.
Árvore de Natal nem vê-la, talvez no rpóximo fim de semana.
Sobreviveu o Presépio, masi especificamente o menino Jesus que já habita na nossa sala!!!
Bjs
Ticha