23 April 2012

testemunho



Algumas vezes me pergunto quem está do outro lado a ver o que por aqui escrevo. 

Costumo dizer que o blog é o meu terapeuta, falamos a mesma língua, e quando desabafo deste lado reflicto nos meus pensamentos escritos no papel digital e  de certa forma, os problemas encontrados vão 
encontrando caminhos que se transformam em soluções.

 Serve também para perceberem um pouco o que é a nossa vida, desmitificar ideias feitas de "vida de sonho" pois tal não existe a não ser nos contos de fadas e ajudar-vos a compreender os diferentes problemas que encontramos quando, tal como o caracol, mudamos de poiso, e com uma "facilidade" aparente mudamos de país.
Os comentários aqui deixados por vocês ajudam-me  de uma forma extraordinaria e sinto-me acarinhada como quando estava no colo da minha mãe. 

Tudo isto para vos dizer que quando recebi esta mensagem, depois de limpar uma lágrima de comoção que teimava em inundar o meu sorriso de orelha a orelha, senti que este blog também serve para outras coisas além de ser o meu terapeuta. 


Obrigado C. 
Pelo que escreveste e da forma como escreveste mas principalmente por escreveres



"Olá Joana, já há tempo que estou para te escrever mas depois deixo sempre passar. Agora nesta manhã do fds da Páscoa finalmente encontrei um bocadinho de tempo para pôr algums emails em dia. Provavelmente não te lembras de mim, mas eu sou a neta da tia H, que vivia no Sobral e agora mora no lar de S. Francisco em Lisboa, sou a filha da B. e do J.M., rings a bell? Espero que sim. A seguir ao Natal fui visitar a minha avó ao lar e ela mostrou-me uma carta/newsletter tua com a referência ao teu blog. Veio mesmo na altura certa, nem imaginas! Tinha decidido deixar Barcelona onde já vivia há 6 anos para experimentar um emprego em Inglaterra e claro na altura da mudança vieram os arrependimentos todos e faltou-me um bocadinho a coragem para deixar os amigos e aquela cidade e começar do zero num país novo. Andava mesmo um bocado triste e quando comecei a ler o teu blog, desde os primeiros posts até ao tempo actual e vivi como tinha sido difícil para a tua família, para todos os 6, mas depois o que ganharam com as experiências ricas que estão a viver, pensei que estava na altura de me deixar de mariquices e ir em frente! Por isso queria agradecer o empurrão, a companhia que fazes com o blog e dizer-te que de vez em quando vou lá espreitar. Uma excelente Páscoa para ti e para a tua família, teus pais incluídos, que já não os vejo há anos tb! Muitos beijinhos, C."

PS: vi logo quem ela era, apesar de não nos vermos nem sei à quantos anos!
I didn't do a english translation to this post but I guess you knew this by now!

7 comments:

Tx said...

Pois é amiga, o teu blog é uma terapia para ti, para a C, para mim...
É sempre tão bom ler a tua partilha, ficamos mais próximas, apesar dos km.
És uma Amiga de verdade e ao ler-te "abres-me" os olhos e tiras-me desta rotina que nos torna "amorfos".
Ajudas-me a olhar para tudo com outros olhos, a ser mais paciente cá em casa, a ver sempre o lado bom de tudo.
Obrigada!!!
Um beijo enorme e uma semana óptima para os 6
Tx

J. said...

gosto de seguir o teu blog joana, também trago "portugal no coração" apesar dos 2000km de distância que me separam dele geograficamente. é bom ler os dias de pessoas que, como eu, estao longe, "ça me réchauffe le coeur". mas tu és uma verdadeira nomada e para essa errância é preciso uma grande dose de coragem!

1 beijinho homonimo :)

Margarida Belchior said...

Que coisa fantástica!!
Há sempre efeitos completamente inesperados naquilo que fazemos ... :-)) ... que bom!!

Um beijinho muito grd para as duas, para ti e para a C.

... e muitos beijinhos para a restante família

Tucha said...

É muito gratificante saber que aquilo que transmites ajuda sempre alguém mesmo sem o saberes. Continua pois há muita gente à espera dos teus post's. Bjnhs e até breve!

Taty said...

Realmente, apesar das distancias, somos todos vizinhos uns dos outros.Que engraçado a C. ter dado sinal de vida. A avó vai ficar super contente. Percebo bem a tua comoção ao receber mensagem tão bonita.Mas tu consegues tocar as pessoas, com a tua escrita tão simples,mas tão sincera e directa! E não é só à C. Bjs
Taty

Tania said...

Vim aqui para um dia por acaso, e nunca mais parei de vir :)

Acho o seu blog absolutamente lindo! E que experiência fantastica de vida os seus filhos estão a ter.
Quando eu própria me vejo forçada a considerar abandonar este nosso Portugal e penso que possa ser dificil por termos uma menina ainda bébe agarrada à logistica, leio o seu testemunho e vejo que afinal tudo é possível, e tudo se faz, e tudo fica bem.

Obrigada por partilhar, tocar e inspirar outras vidas tão distantes em km!

José Alves said...

Estamos aqui! Com mais ou menos delay... (mea culpa).
Entre Portugal (Lisboa/Braga), Norwich (UK), Torino (Italia - está já terminada) e Islandia, podem-se passar meses, mas nao se perde o fio!