4 October 2010

Santa Eufémia

Contrariada, fui! Por vezes ele diz que é um incompreendido e por vezes só por vezes (aqui para nós) até tem razão! Mas fiquei rendida!
Escondida por detrás de uma vegetação imponente ali estava ela. A Igreja/Capela? de Santa Eufémia que ele se decidiu a encontrar, pois registo havia dela, mas a falta de GPS no séc XVII vez com que desaparece-se, ninguém sabia onde ela ficava, ninguém conseguia localizá-la no mapa do concelho. Ninguém, virgula, bastava perguntar aos jovens de 80 anos que nunca saíram da freguesia. Gente sábia com uma memória que é a minha inveja e que apesar de não saberem ler nem escrever contam as estorias locais com uma sabedoria ancestral. Mas o Pároco é novo, na paróquia e de idade, e estavam os dois curiosos, ele e o meu Pai!
 Fica lá para os lados do Furadouro algures perdido detrás dos montes saloios.
Vê-se logo que foi uma Igrejinha com vestígios do coro, azulejos e nichos para os Santos. De portas abertas recebeu-nos. O ratinho do campo que por ali andava fez de guia e não fugiu, não se intimidou de todo com a invasão.
Qual terá sido a sua história? Terá juntado povo para a reza matinal, servido de altar para o matrimonio dos jovens da aldeia e onde, aquando uma morte, acolheu a viuva e familia durante a longa noite? Terá servido de refúgio aquando das invasões francesas (se é que existia na altura?) ou palco conspirador das lutas entre Monárquicos e Republicanos? A quem pertence? Quem construiu? Quando foi abandonada?
Muitas perguntas e se querem que vos diga não estou muito interessada em longas respostas, essas ficam com ela, deixo apenas  aqui a minha homenagem!




Tenham todos um Bom Dia!

PS: Gostei muito das vossas respostas ao post anterior e de vos ficar a "conhecer"!

2 comments:

Anonymous said...

Amei, mas vou pesquisar pois fiquei curiosa. Big kiss e aqui no nosso reino festejamos os 100 anos da República. Quando estamos fora esquecemos algumas datas por isso aqui fica a lembrança.
Mts bjs
Tx

Tucha said...

Já começei a ter pena de não ter participado na primeira jornada de investigação e noutras que se seguiram, pois agora faz parte do circuito turistico para quem pela primeira vez é convidado da "Casa da Ribeira" e tem interesse no património cultural da Igreja.
Bjnhs