7 December 2009

Adeus Bubbles!!




Esta semana a "morte " bateu-nos à porta! Cruz credo! É verdade, o Bubbles!! Depois de uma noite particularmente fria fui de manhã lá fora, olhei para a gaiola pois estranhei não ouvir o barulho habitual dela e lá estava ela, esticadinha, esticadinha! Devo dizer que me fez impressão, não gostei de a ver assim tão desconfortável mas também não consegui ir lá pô-la numa posição mais agradavel! Por isso fui bucar uma toalha, coloquei-a por cima da gaiola e esperei que o D. viesse e tratasse do assunto! A reacção cá em casa foi no mínimo variada! Quando lhes disse que tinha uma noticia triste e que o Bubbles tinha morrido a C. encolheu os ombros e de facto não a afectou nem um milimetro (a relacção delas não era muito chegada!). A V. e o A. tiveram um desgosto!!! Eram eles quem mais tratavam da Bubbles e a V. várias vezes utilizou a Bubbles como uma filha! A A. quando viu que os irmãos estavam tristes bem tentou puxar pelo sentimento mas não conseguiu!


Teve uma vida curta mas  preenchida e proporcionou muitas brincadeiras, vamos ter saudades dela! Cá para nós ainda bem que foi antes do Natal pois assim não tenho que me preocupar com quem ela vai ficar enquanto nós não estamos!!!

2 December 2009

Preparar o Natal!

Alguma coisa se passa. Não sei explicar mas este Natal sinto-o diferente. A idade tem destas coisas, disso tenho a certeza! E até gosto, deste novo sentimento! Construtivo, Creativo e Alegre! Estando fora sinto que a formação religiosa dos meus filhos está  bastante esquecida e por isso decidi por mangas à obra. Já que tenho um cunhado que está "a estudar para  Padre" fi-lo encarregado da catequese online para os sobrinhos. Depois achei que este Advento tinhamos que faze-lo à séria. Por isso comecei por ler aos miudos os diferentes livros sobre o Natal (em português!) que temos cá por casa e até temos uma exposição! Todas as noites acendemos a vela e deixamo-la arder até à marca do dia seguinte. O melhor prémio é ver quem acende a vela, tá visto!


Juntamente com as historias estamos a construir um presépio de papel  para fazer companhia ao outro. Entre recortes e pinturas lá se vai vendo as ovelhas, as estrelas, pastores e claro mais algumas personagens que teem que aparecer absolutamente no presépio, tais como as pollypockets. A #4 ficou muito chateada porque o Menino Jesus não estava na cama! Por outro lado a #3 anda muito entretida a enfeitar a casa com tudo o que encontra na caixa apesar de ainda nao termos Árvore de Natal. Por isso tenho bolas de cristal nos armarios, laços nas macanetas, luzinhas nas dobradiças,...
Pelo menos até 19 Dez podemos com calma reflectir um pouco sobre o que é o Natal depois ... vivemos o Natal de outra maneira, aquela que fica na memória de todos nós e que eu não prescindo por nada deste mundo! Ver a familia e amigos, fazer rabanadas com a avó, ir fazer o presépio e por todas as ovelhas em fila, acender o fogão a lenha na cozinha e encostar o rabo e ficar muito quentinha!

Feliz Natal!


















2 October 2009

Only for Girls!

Ok aqui vai!
Havera coisa mais dificil de comprar do que soutiens???!!!
Ao longo destes quase 40 anos de existencia tenho aperfeicoado o meu gosto pessoal e nao ligando de todo a marcas sinto-me muito bem na minha pele, o unico problema e' que muitas vezes, a pele e' extremamente incomodada pelo dito soutien!
Vamos 'a loja, escolhemos um modelo, mas primeiro temos que ver o tamanho, e para quem ja esta no terceiro pais os tamanhos trocam-se todos na tua cabeca! Por isso levo sempre dois tamanhos e duas copas diferentes ou seja 4 items!
La nos despimos mais ou menos pudicamente pois o Big Brother is all over the place you never know!!Experimentamos os 4 modelos mas azar! Ou as mamas ficam de literalmente fora, ou ate ficam aconchegadinhas mas basta nos virarmos que uma mais rebelde quer sair, e ate existe o caso em que nos fica a nada. Mas espera ai? Os tamanhos mudaram de repente? As minhas mamas estao assim tao diferentes (por acaso estao mas nao interessa para aqui!!)
La nos vestimos, pois nao da muito jeito ir nestes preparos trocar por outro tamanho. Voltamo-nos a despir agora com a certeza que desta e' que e'! Tenho o modelo que acho que mais se adequa 'a minha fisionomia mamaria (tal sabedoria foi atingida depois de ter comprado N modelos que pura e simplesmente nao servem, ficam na gaveta!) tenho o tamanho certo, a copa certa mas nova tentativa furada! As alcas caem ao menor movimento e a copa fica cheia de espaco livre 'a frente! Ok. Muitas vezes ainda tento outra vez, mas maior parte das vezes desisto e vou-me embora amaldicoando os anormais dos designers/fabricantes perante a incapacidade de produzir um soutien que nos faca sentir como uma segunda pele!
Quando encontro um que me serve 'as mil maravilhas compro logo dois ou tres, pois bem sei que nos tempos mais proximos tal sorte nao me vai calhar.
Hoje em dia a oferta e' enorme, desde os mais simples ate aos mais rendados, desde os desportivos ate' aos cai-cai. Outra coisa tambem surpreendente e' o preco que semelhante peca pode ter! por acaso lembrei-me agora que se calhar ando a ver nas lojas erradas! Talvez se estivesse preparada para pagar 100 euros a coisa acentava melhor, mas nao estou preparada para tal gasto!
Cada vez que tenho que compra-los pois os que tenho ja estao para la' de prazo de validade tenho que me mentalizar e em ultimo caso tomar um antiansiolitico! E' quase como ir ao dentista!!
Admiro profundamente aqueles maridos/amantes/namorados whatever, que se dispoem a ir a uma loja de lingerie ou pronto a vestir para comprar semelhante peca! Muitas vezes saem da loja sem nada pois nao conseguiram responder 'as seguintes perguntas da assistente " Qual o tamanho da senhora? E o busto, e' C ou D? Nao sabe? Olhe para mim, o que acha? Ela e' maior que eu no peito ou mais pequena? Nao vale tocar!! and so on, and on!! Outras vezes chegam triunfantes a casa super orgulhosos do sucesso da compra feita. Experimenta, va' la'! La vai ela depois de ter feito o jantar, banho 'as criancas, trabalhos de casa, ...e faz a vontade ao rapaz pois um bocadinho de romance ate e' bem vindo! Respirou bem fundo e la conseguiu apertar o colchete e encafuou as duas cerizes (ouvi esta nestas bandas!) o melhor que pode. Chega ao quarto "Adorei, obrigado!!" (nao me posso esquecer de nao tirar a etiqueta para ir amanha trocar!) E depois ha uns, poucos, que ate acertam! Mas esses sao gays e o partner nao usa destas coisas!!
Este desabafo vem a preposito da minha filha mais velha. Pediu-me que temos que ir 'as compras pois precisa de @#$!@#$ ( nao posso dizer out loud pois sendo uma teenager 'a que respeitar estas vergonhas) SOCORRO!!!! A saga continua e ainda e' so' a primeira!!

22 September 2009

New seasson

Ok, terceiro ano em Franca e as coisas estao a melhorar! piorar era dificil, depois do que no's passa'mos, mas isso agora nao interessa, as coisas estao a melhorar!
Este ano pela primeira vez tivemos uma noite fora sem criancas que ficaram com uma babbysitter! Abram a garrafa de champanhe!!! Para no's a babbysitter e' uma verdadeira landmark (qd temos visitas saimos mas as visitas nao teem abundado por isso ficamos em casa!)
A ocasiao foi as nossas bodas de Cristal, piroso o nome, mas nao vos digo quantos anos foram, adivinham e facam as contas!!
Passado uma semana veio outra vez a babbysiter para outro acontecimento tambem unico! Uma reentre party so para adultos! Desse lado podem estranhar mas a' que lembrar que somos todos expatriados em Franca, acabados de chegar, sem suporte familiar ou babbysitter organizado, por isso um convite deste sem criancas e' rarissimo!
Chega a rapariga e vou-me vestir. Acho o vestido um bocadinho curto mas mesmo assim vou em frente, afinal nao tenho 50 anos! Ja nao posso dizer 40 pois eles estao quase a chegar!
Mas sera que estou over dressing? Is this too much? Porque e' que com os homens e' tao mais facil? Enquanto me debatia com todas estas questoes essenciais pergunto aos miudos se gostam da toilette e eis a reaccoes:
Mae, e' muito curto!
You are so pretty!
I like your shoes!
Mae 'e muito curto!
Ok, vou em frente ou vou-me mudar? As opinioes estao divididas e por qualquer razao tendemos a ouvir as menos positivas, mas depois eu ate gostava do que via ao espelho por isso... vou em frente!
Adorei a festa e ate conheci umas francesas bem simpaticas! deve ser pelo facto de terem tambem elas passado pela experiencia do que e' de viver fora do pais de origem!
Os aperitivos eram optimos, a vista de Nice ate S. Tropez era de tirar a respiracao, o rose estava fresquinho e portanto foi um sucesso.
O tipo de pessoas era o mais internacional possivel e de diferentes backgrounds com historias de vida fascinantes. A lingua falada era o ingles mas ate descobrimos um que falava portugues!
Estao curiosos para saber se me senti deslocada com a minha fatiota? E' uma maravilha chegar aos 40 e estarmo-nos nas tintas para o que os outros pensam! Eu senti-me muito bem na minha pele!
And if I'm happy you make happiness around you, and THAT is a great thing!!

1 June 2009

Desaparecida em Valbonne

Ha um ano que nao venho aqui!!!Mas tudo tem uma explicacao. O que tinha para dizer era um bocado desanimador, pessimista e depois desse lado diziam "esta a exagerar!" por isso mantive-me calada!!
Agora...casa nova vida nova!
De facto um segundo ano a viver em qualquer sitio/pais novo e' sempre mais facil de gerir e ainda para mais quando os pesadelos relacionados com a casa deixaram de existir!!
Agora temos espaco, jardim e principalmente nao temos problemas!!! Ate ja vejo os franceses com outros olhos, nem da para acreditar!
No outro dia fomos convidados para a "Fete des Voizins" que e' basicamente um get toghether em casa de um vizinho para nos conhecer-mos melhor. La fui eu com 4 refiloes atras de mim muito contrariados pois " mae, sao so franceses! que horror!" como se fossem uns aliens de outro planeta. La chegamos e de facto eram so franceses! Convenci-me que encontraria algum ingleses pois abundam por estas bandas, mas enganei-me redondamente. La tive que puxar pelo meu frances, muito arranhado e com muita expressao facial/gestual para ver se eles percebiam o que eu queria dizer mas acho que nao tive mal! Claro que a minha ninhada nao se integrou pois os outros kids tambem nao fizeram nenhum esforco e por isso mal poderam fugiram para casa.
Mas gostei! Ate os achei simpaticos quem diria! Mas notei que o ambiente descontraiu quando esclareci no meu melhor frances possivel que "nao somos ingleses, apesar de conduzir um caso ingles, somos todos portugueses apesar de os miudos falarem ingles!!" quando este pequeno pormenor ficou esclarecido mostraram-se muito comprensivos e simpaticos!!
De facto a Historia entre Franceses e Ingleses anda a entravar-me a vida!!!
De resto tudo vai bem. Ferias quase 'a porta, algumas visitas muito bem vindas e viagem marcada para ir de ferias 'a Terra! Portugal !