19 March 2011

forrar abatjours

Estou super contente and very proud of myself! explico porquê. Gosto muito de visitar a Simone pois ela, tal como eu, gosta de fazer projectos fáceis, baratos e sobretudo rápidos. Desde que a vi a forrar um abatjour fiquei com a ideia de experimentar. pois, um dia destes, enquanto numa loja on-line amarela e azul que para além de muita coisa também vende tecidos (não devem conhecer por ser tããooo pequenina!!), lembrei-me que tinha o exacto tecido para a dita experiência!
 e fiz.
 e ficou bem.
 muito bem mesmo.
 digamos que de profissional.

foi fácil - mais fácil do que eu estava à espera
foi rápido - fiz dois abatjours em 45 minutos
foi barato - aliás, de borla, pois não comprei nada

decidi que tinha que vos mostrar. talvez vocês fiquem entusiasmadas e comecem a abatjourar!

material necessário
caneta bic. preta
folha de papel/jornal para o molde
tecido de algodão (convém ser um algodão um pouco forte)
tesoura
alfinetes
pistola de cola quente (torna o processo mais rápido)



traçar no jornal a forma do abatjour e assim criar o vosso molde. deixem uma margem de cerca dois dedos em cada lado.



colocar o vosso molde em cima do tecido (do avesso) e marcar o tecido com uma caneta bic preta
cortar o tecido



engomar muito bem e num dos lados fazer uma dobra de 1/2 dedo (para ficar um acabamento bonito)



colocar o tecido no abatjour (soprem o pó primeiro) e prender com dois alfinetes. eu fiz com que a junção das duas pontas coincidisse com a junção das pontas do tecido "velho" a tapar



dar alguns cortes no tecido na parte superior do abatjour para facilitar a dobragem na parte de cima (na parte de baixo não foi preciso)



com a pistola colocar a cola e ir dobrando com a ajuda de uma … caneta bic com a tampa (o que eu utilizei)



quando a duas partes estiverem coladas (superior e inferior) coloquem um pouco de cola na parte de dentro da dobra e pressionem



dêem um passo atrás e admirem a vossa arte. uma e duas vezes. e dêem os parabéns a vocês próprias. depois chamem a família, amigos, vizinhos, gato ou canário (esta é para a MCM) e mostrem a vossa obra de arte. 

abatjour com manchas e com cara cansada (já tem cerca de 16 anos) 



abatjour sem mancha, moderno e contemporãneo (recebeu um facelift, pronto para outros 16!)



A Simone coloca spray cola em todo o abatjour mas eu não achei necessário, desde que fiquem bem presos com os alfinetes enquanto colamos à volta nas pontas e assim posso mudar mais facilmente quando me fartar do tecido.

eu adoro. ADORO. Pura e simplesmente A.D.O.R.O.
transformou completamente o nosso quarto. 
(mais ou menos, continuo com papel de parede amarelo canário que sofreu de acne à nascença)


Tenham todos um Bom Dia


PS se experimentarem fazer, mostram, não mostram? that's a good girl!!!

8 comments:

Anonymous said...

BOA!!!!!!!
Está lindo. Ando práqui a pensar que estou farta do meu quarto ( já são 15 anos) e è uma boa ideia para começar.... Só me falrta o tecido e a pistola.
Beijinhos grandes e PARABÉNS!!!!!

Rita

Ticha said...

Lindo, lindo e parece fácil!! Obrg pelas ideia fantásticas!!
Mts bjs

Tucha said...

Boa explicação. Parece fácil e assim se recicla um abajourt que já não tinha graça nenhuma.
Bjnhs

portugalnocoração said...

obrigado! acreditem que é fácil! mostrem o post às vossas amigas!
beijo grande

Anonymous said...

Pois, minha Linda, era assim q fazia em casa de meus Pais, com a agravante q forrava o "esqueleto" do abat-jour com fita de algodão. Comprava as armações na Baixa e o tecido ia mudando conforme o gosto. Muitos Parabéns pela reciclagem! Ainda fiz alguns para o Banzão. Muitos beijos e continuação de mto sucesso nas experiências de bricolage. Toia

Anonymous said...

Gostei bastante.

O Diogo ajudou ou foi uma tarefa solitária ?

J. Mesquita

Cláudia Pinheiro said...

Ora aqui está uma excelente dica para aproveitarmos o velho que pode virar novo. Parabéns!

Pedro Belchior said...

Olá!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
logo fui parar a uma formação sobre "abatjours". Para comunicar quase tudo é bom. De resto já vi as fotos da actuação da Carolina, fotos e filme...muito bem e apesar do atrzo parabéns linda!!! Voltando aos trabalhos manuais, ou seja aos quebra-luz, mas que jeito e desembaraço. Uma beleza, e outra coisa n/ era de esperar...Tio Pedro