29 January 2008

Pesadelo em França, capitulo II

Como vos disse a escolha nao era muita e por isso pedimos ao sr da agencia se podiamos ver novamente a casa numero 3 (por acabar, 4 quartos).
Chegamos 'a obra e comecaram as perguntas:
quando e' que o interior esta pronto? - ontem disse-vos que a 6 de Setembro estaria acabado mas depois de falar com o proprietario a data foi alterada para 19 de Setembro, sabe como e' sempre existem alguns atrasos!
E o exterior? Quando vao alcatroar a estrada? - Na proxima semana, "je garante"!!
No terreno ao lado em frente da casa as arvores foram cortadas, vao construir alguma coisa? - "Mais non, je garante"!!!
Podemos entao mandar vir o camiao com a mobilia no dia 24 de Setembro? - Mais oui absolutement!!!
Estes sao apenas alguns exemplos de perguntas feitas ao agente imobiliario pelo D. Eu ia percebendo alguma coisa, muito pouco, mas o D. traduzia.
Ok, decision time: nao existem mais casas no mercado, gostamos desta casa apesar de nao haver um quinto quarto, aguentamos bem as obras no exterior por algum tempo, os miudos precisam de alguma estabilidade e de ter as suas coisas,...Avancamos, daqui a 3 semanas temos casa!
As aulas entretanto comecaram e nos ainda no aparthotel, mas ja com um animo renovado pois pelos menos ja tinhamos casa. A C. e V. comecaram a ir para a escola internacional e o A. como nao teve vaga foi para uma escola bilingue. (dificil ao principio pois o frances era a lingua dominante). Em casa ficava a numero 4 muito chateada pois tambem queria ir para a escola!
O dia em que tivemos que dizer adeus 'a M. foi dificil mas ela teve que nos deixar!snif snif
No fim de semana antes da mudanca tivemos que deixar o aparthotel e ir dormir a uma residencia de estudantes (o aparthotel tinha reservas para esses dias ja feitas!)onde ficamos 3 noites! Caos! Malas por todo o lado, impossivel cozinhar, "mae, o meu saco da ginastica?" "Pai, quero as minhas barbies!" "Mae, nao quero ir outra vez jantar fora!" "Outra vez ao Macdonalds mas amanha e' dia de escola!" Olhamos um para o outro, respiramos fundo e tentamos nao ter um ataque de nervos, pois daqui a 3 dias ja estamos na casa nova!!!!!Yupiii!!!!
Domingo antes da mudanca fomos a casa para construir a barreira de proteccao da piscina (ultima vez que la fomos foi a 15 dias) e ficamos um pouco desmoralizados! O interior da casa nao esta acabado! A disposicao dos armarios da cozinha e' uma anedota, o nosso quarto e wc por acabar,... ok.... isto nao e' um bom sinal mas talvez amanha deem um bom avanco! Ingenua!!!
Segunda feira dia da mudanca!!!
No caminho para levar as miudas ao autocarro da escola, e mesmo em frente da estrada de acesso 'a casa, a C. diz "mae, o camiao com as nossas coisas!!" Parei o carro e fui ter com o sr convencida que ele estava perdido para lhe dizer que ele estava no sitio certo e que ele podia avancar pois o transito estava a ficar bloqueado por ele estar parado! "No, I'm not lost, it's just that there's no way that this truck and troley fits in that road!!! But I already call to your husband!" Ainda bem pois era so' o que faltava agora! I need a coffee!!!
Com a A. atras e depois de um cafe voltei a casa. O problema tinha sido ultrapassado, como? O camiao foi para um parque de estacionamento e descarregavam as coisas para uma carrinha mais pequena.
Aos poucos e poucos os caixotes iam chegando. Os homens das obras (franceses e checos) nao percebiam bem o que se estava a passar "entao estes portugueses nao veem que a casa nao esta acabada? ainda estou aqui a fazer a canalizacao, por os azulejos, as portas nao teem macanetas,..."quando um deles me perguntou se iamos la dormir naquela noite ficou admirado com a minha resposta! "mas como, perguntou? "Disseram-nos que a casa estava pronta a 19"!!!!
Entretanto os homens das mudancas queriam indicacoes onde por os caixotes e eu sem saber o que lhes dizer. Na cozinha? nao pode ser, na sala? onde houver espaco, no nosso quarto? nao esta acabado, na arrecadacao? sim, mas depois quem traz isso para cima! deixem la fora no telheiro!
A meio deste caotico dia oico esta conversa ao telefone do camionista para a mulher
" darling I'm going to stay one more night because tomorrow we still need to came here and finish to unload and help this poor family. They are going to sleep here tonight but you can't call this a home, this is still a building site!! there's workers everywhere inside the house, dust , you name it! Why are they here? They told them that the house would be finished on the 19, can you believe it! this french"
Fim do dia chegam as criancas, excitadissimas!!! Comeco eu a preocupar-me com o jantar e tentar descobrir no meio de 300 caixotes onde estao os sacos de cama!!!Tivemos que pedir a C. se nos emprestava o quarto dela enquanto acabavam o nosso e bem ou mal la nos conseguimos deitar completamente exaustos!

18 January 2008

Novo País Nova Vida!! Capitulo I


há quase um ano que não escrevo nada no blog. as solicitações teem sido mais que muitas mas o tempo, paciência, energia e disposição não teem ajudado!
para os mais distraídos já não estamos em inglaterra (snif, snif can you belive it?!) agora estamos no sul de França, numa vila chamada valbonne.
então vamos lá a isto, para vocês perceberem como nos tem corrido a vida.
partimos de Portugal em meados de agosto para Nice acompanhados pela minha querida prima M (que tem sido uma ajuda preciosa e de quem nós adoramos a sua companhia!) depois de uma viagem em que tivemos que fazer escala em Barcelona chegámos a Nice ao fim da tarde e....nem uma mala tinha vindo no avião connosco!!! no total eram 7 malas!!!
ok. são 7 da noite, os miudos estão cansados e com fome. o que fazemos? não há pijamas, escovas de dentes nem um par de cuecas limpas para amanhã (o mínimo e indispensável, não acham?) o que fazemos? lá fomos nós para o Carrefour comprar o que era preciso e finalmente chegámos ao aparthotel Citea. (isto porque viemos viver para França mas nesta altura ainda não tinhamos casa)
as primeiras impressões da nossa primeira residência francesa foram mais ou menos, para não dizer outra coisa! pelo menos tinhamos uma cozinha e os miudos tinham a piscina, mas tive o primeiro contacto com a realidade/fama francesa - não primam pela limpeza/higiene, não senhora! a alcatifa do andar de cima em tempos deve ter sido bege? castanho claro? não sei... pois agora era de uma cor cinzenta com circulos e manchas que foi melhor não aprofundar muito a sua origem mas que me obrigou a ir comprar uns chinelos.
lá nos instalámos, primeiro sem malas e passado 2 noites com o regresso a são e salvo dos nossos pertences, tentámos instaurar um pouco de ordem/arrumaão na nossa "casa/vida" para que os miúdos podessem começar as escolas com alguma estabilidade! you must be joking!!!
na primeira semana (ainda com as crianças de férias) eu e o D começámos então a ver as casas que a agencia tinha procurado para nós. a M. de babbysitter e nós a chegarmos rapidamente à conclusão que não iria ser fácil ter uma casa !! porquê? ainda era Agosto (muitas casas ainda estavam a ser alugadas para a época alta) nós queriamos no minimo 4 quartos, não mobilada e por um periodo de 2 anos. Estas nossas condições ressumiram-se a 3 casas disponiveis para nós:
1- casa com 4 quartos cheia de tralha até ao tecto só disponivel em Dezembro
2- casa com 5 quartos, mobilada (o que fazer às nossas coisas?) com um gosto horrivel (veludo azul e encarnado em todo o lado, espelhos e uma cabeceira de cama em forma de concha é o que me lembro)
3 - casa em acabamentos finais, 4 quartos não mobilada (gostámos muito da casa!)
Por isso optámos pela opção numero 3 e ....começou o pesadelo!!!!!!