27 February 2007

International Get Toghether

Estou a comecar a entrar em panico!!! Socorro!!! Eu explico. Este ano eu e um grupo de "maes.expatriadas.como.eu.desesperadas.por.estar.em.casa.num.pais.estrangeiro" decidimos fazer alguns programas e assim de vez em quando reunimo-nos em casa de umas e de outras. Ora acontece que eu também gosto de passar estes belos momentos sociais com a minha cara metade e vai dai decidi abrir as portas da minha humilde casa nao so 'as mulheres mas tambem aqueles que sao a razão de nós sermos "mulheres.expatriadas.desesperadas.por.estar.em.casa.num.pais.estrangeiro"! Os maridos! Isto sem pôr qualquer tipo de pressão sobre eles!!!
As nacionalidades sao varias, por acaso ou talvez nao, nenhum casal americano ou ingles (porque sera?) e todos estamos em casa pois o ingles e' um pouco perro para todos!!!
Agora entra o dilema. Devo fazer um tipico jantar portugues (pois ate tenho bacalhau) ou fico apenas pelos aperitivos (usual neste tipo de recepcoes?). Acho que vou pelo bacalhau! Da ultima vez que fomos a uma recepcao deste genero o D. e eu pensamos que era jantar e nao comemos muitos aperitivos o pior e' que o segundo prato nao existia!! Passou-se dos aperitivos para a sobremesa!!
Aceitam-se sugestoes!!

22 February 2007

Filhos e Manual de Instruções

Tenho pensado muitas vezes que seria bom ter um manual de instruções para cada filho e que eles tivessem um também para saber lidar com os pais. Era tudo muito mais fácil, sem dúvidas, interrogações e dilemas para ambas as partes e viveriamos todos numa casa em que não seria preciso existir castigos, discussões, birras, gritos e demais. 
Quando um deles tivesse um comportamento novo bastava ir ao manual de instruções, verificar quais os "sintomas" e aplicar o "tratamento" recomendado. Inclusivamente aferia-se o grau de gravidade e a atitude a tomar já estava equacionada! Mas claro que teria que ser um manual individualizado atendendo à personalidade da crianca, pois só assim se obteriam os melhores resultados pretendidos. Acabavam-se os dilemas tipo "Será que fui muito dura/o com ela/e?" "Devia ter visto os sinais" "Porque  que não fala sobre o que a/o aflige"...
Mas eles próprios tambem precisavam de um manual de instruções, coitados! Quando vêem que tudo está a correr bem o manual diz-lhes que pode ser a altura ideal para pedir qualquer coisa que à muito anseiam. Mas se sentem que os pais não estão lá muito bem dispostos é mesmo aconselhável ir ver o dito, pois de contrário irão ter uma resposta que não gostam!!
É claro que daqui a uns anos chegaremos à conclusão que afinal não fizemos assim um trabalho nada mau (assim o espero!!! touch wood!!) mas com o dito manual de certeza que aos 40 não teria metade dos cabelos brancos que já tenho!!! Ah! Ah!

6 February 2007

Active people

Fala-se em terras de Sua Majestade, nos meios da educacao, que e' necessario integrar nos curriculos "learn to be british" pois as cabecas pensantes e intelectuais do pais considera que a verdadeira essencia british se esta a desvanecer! Claro que o debate esta lancado ate porque ninguem sabe bem definir o que e' ser tal coisa ou ainda mais dificil como ensina-la, apenas sabem que uns teem outros nao!
Para mim quando se fala em "british" lembro-me imediatamente dos vestidos primaveris e da cara cheia de ruge da Tia Kate. E de como aguentou com a batida da porta do meu carro na canela sem um ai! Ate a mim me doeu!
Agora que vivo por estas bandas ainda vejo algumas "Tias Kates" umas mais sorridentes que outras, umas mais velhotas que outras mas e' uma geracao que ainda tem marcada no seu sangue os resticios da Guerra e toda a sua vida reflecte isso mesmo.
A M.A. todas as quintas feiras vai passar 2 horas aocentro comunitario de GX e quem toma conta das criancas que ai aparecem sao precisamente "tias kates". Simpaticas avos que oferecem duas horas da sua semana para tomarem conta dos piolhos e darem 'as maes uma folga! Nao digo que usem os ditos vestidos primaveris mas este sentido de espirito comunitario e' muito saudavel e util para a comunidade (eu que o diga!) Sao mulheres que se manteem activas e vivas e quanto a mim uma fonte de inspiracao!
Eu ainda hoje me lembro de uma tia voluntaria na MAC que me ajudou a passar por horas nao muito simpaticas quando nasceu a C. E agora com a crescente vaga de activos reformados na minha familia fico muito contente em saber que cada um 'a sua maneira esta' a fazer parte deste mundo do que e' dar sem ter nada em troca a nao ser que do lado de la, quem recebe, esboca um sorriso de gratidao e contentamento!